A amamentação em livre demanda é uma prática que visa “fugir do relógio”, nela o bebê é amamentado quando sente vontade, sem a necessidade de horários fixos na rotina. Esta prática, inclusive, permite ao pequenino de mamar até se sentir totalmente satisfeito ou quando quer se sentir mais seguro e protegido, e para isso pede Amamentação!
Devemos lembrar que cada pequenino tem sua própria forma de amamentação e ritmo, ou seja, não existe um tempo para determinar se “está bom ou não”. Em casos onde a criança mama por alguns minutos, se sinta satisfeita e esteja crescendo saudável, está tudo bem.
Para realizar a livre demanda da forma correta e garantir todos os seus benefícios (contribui para o aumento da produção do leite materno, previne a dor e o endurecimento causado pelo leite congestionado, aumenta vínculo do bebê com mãe, transmite segurança, entre outros), a lactante deve realizar um acompanhamento pediátrico com um profissional de confiança e que a deixe confortável.
Além disso, devemos lembrar que a livre demanda também contribui para o laço mãe-e-filho, pois fortalece a conexão entre ambos e permite à lactante a possibilidade de entender melhor as necessidades de seu pequeno.
Para agendar uma consulta clique aqui e fale com minha equipe.
Dra. Camila Miele – CRM 133749
Pediatria e Alergia
Consultora em Amamentação