

Consultora de Amamentação
Quero agendar uma consulta!
Realizados com cuidado e atenção para
o bebê e toda a família

Consultoria Pré-Natal
Tem como objetivo preparar a gestante e os familiares para as mudanças fisiológicas e psicológicas que acontecem durante a amamentação e os cuidados prévios com a mama.

Amamentação
Consultoria que abrange orientações e condutas relacionadas à postura mãe-bebê, posicionamento da pega e sucção do bebê, ordenha e cuidados com a mama.

Retorno ao trabalho
São desenvolvidas técnicas adequadas para estimulo de produção de leite, ordenha, armazenamento e oferta a criança, promovendo nutrição adequada e exclusiva de leite materno, mesmo sem a presença materna.

Consultoria Desmame
Desenvolvemos junto à família técnicas adequadas e saudáveis para o desmame gentil, respeitando o tempo e a necessidade da mãe e filho.

Introdução Alimentar
Alimentação de forma nutritiva e saudável, com técnicas de preparo adequadas para a faixa etária, compreendendo os grupos alimentares, volumes e frequências de consumo, respeitando o momento de cada criança.

BLW/BLISS
Visa à autonomia da criança durante o processo de nutrição. São orientados os cortes específicos e modos de preparo de cada alimento para que a criança seja capaz de se alimentar sozinha e de forma segura.
O que é a Consultoria em Amamentação?
A consultoria em amamentação é um atendimento oferecido por profissionais qualificados para auxiliar mãe e bebê no Aleitamento Materno.
Envolve orientações e condutas relacionadas à postura da mãe, posicionamento, pega e sucção do bebê, ordenha e cuidados com a mama.
O atendimento deve ser iniciado durante a gestação, período adequado para serem esclarecidas as primeiras dúvidas, facilitando o processo de amamentação para a mãe e seu bebê desde sua fase inicial.

Perguntas Frequentes
Dúvidas sobre o aleitamento materno.
Falta de orientação, dificuldade de posicionar o bebê no seio, traumas mamilares, alguns mamilos invertidos e planos, preocupação com a estética das mamas e medo de sentir dor.
Algumas doenças infecciosas como por exemplo HIV ou uso de medicamentos que contraindique a amamentação.
O ideal é se preparar desde a gravidez com uma consultoria de amamentação e ter acesso a informações de qualidade.
Ao chegar em casa e vivenciar alguma dificuldade no aleitamento materno, a mãe poderá contatar a pediatra do bebê, consultora de amamentação ou o seu obstetra.
A amamentação deve ser livre demanda, sem horários pré-estabelecidos. O bebê deve ser levado a mama sempre que solicitar, não ultrapassando um intervalo maior do que 4 horas.
Até a primeira visita ao pediatra, o bebê deve ser amamentado no mínimo a cada 4 horas. A partir de então, com o acompanhamento e bom ganho de peso, não há mais necessidade de acordá-lo.
Sim, o parto normal favorece a amamentação. O hormônio chamado ocitocina, ao ajudar nas contrações do trabalho de parto, também atua nas mamas.
Substâncias nocivas como o álcool e o cigarro são prejudiciais à saúde materna e de seu filho, pois o consumo de bebida alcoólica é transferida para o leite materno. Já o cigarro pode comprometer a produção do leite.
Na primeira consulta com o pediatra, que ocorre em torno de 7 a 10 dias de pós-parto, o bebê será examinado e avaliado o ganho de peso, assim como outros parâmetros importantes como volume urinário e de evacuação.
O aleitamento materno deve ser oferecido no mínimo por um período de 6 meses e sua duração máxima vai depender da disponibilidade materna e interesse do bebê. O ministério da saúde orienta que o aleitamento materno continue pelo menos até os 2 anos.
Quando procurar a consultoria?
Quanto antes o acesso a informação, maior será o sucesso da amamentação!
Confira abaixo algumas complicações que podemos ter durante o processo de amamentação:

6. Com a mãe
Sentir-se mal e deprimida, tensa ou desconfortável e sem contato visual com o bebê.

5. Com o bebê
Criança parece estar sonolenta ou doente, impaciente, chorando e não procura o peito.

4. Nas mamas
Mamas vermelhas, inchadas, feridas, mamilos doloridos.

2. Posição do Bebê
Bebê com o pescoço e/ou tronco torcidos, longe da mãe, apoiado somente nas costas ou na cabeça.

1. Pega do bebê
Bebê com a boca pouco aberta, lábios para frente ou para dentro, aréola pouco abocanhada e queixo do bebê não tocando a mama.

3. Sucção
Sucção rápida e curta, com esforço de bochecha durante a mamada.