Dentro da pediatria, a puericultura é a área dedicada à promoção da saúde da criança e do adolescente. Por meio de consultas periódicas, o bebê recebe todos os cuidados, analisando todo seu desenvolvimento e crescimento até a adolescência.
Mas o que significa puericultura?
A palavra tem origem no latim, cujo prefixo está relacionado à criança.
Objetivos e para que serve?
Diferentemente de uma simples consulta ao pediatra, quando a criança é levada ao médico por conta de algum sintoma específico ou alterações, a puericultura não precisa de um “motivo” pontual para ser acionada.
A ideia é que ela esteja presente ao longo da vida da criança para acompanhar seus avanços. Independente se a criança não tenha nenhuma condição clínica que demande cuidados constantes, ou alteração em seu quadro de saúde.
A consulta de puericultura envolve a avaliação sobre o processo de desenvolvimento infantil, abarcando aspectos como:
— estado nutricional e histórico alimentar;
— cobertura vacinal;
— desenvolvimento neuropsicomotor;
— visão, audição e desenvolvimento intelectual;
— desempenho escolar;
— saúde bucal.
Uma avaliação constante e em 360° envolve, ainda, a análise do histórico e relação familiar do pequeno. Para além do exame clínico, portanto, a puericultura também baseia-se na escuta.
Afinal, saber qual o contexto, a origem e o ambiente onde a criança e adolescente se inserem é igualmente importante para um cuidado completo e humanizado de saúde.
Para agendar uma consulta clique aqui e fale com minha equipe.
Dra. Camila Miele – CRM 133749
Pediatria e Alergia
Consultora em Amamentação